15/02/2013

Tapete na sala de jantar: Dicas interessantes!

Na hora de decorar a casa, muitas vezes surge essa dúvida: Tapete na sala de jantar... colocar ou não?
Trata-se de um assunto meio polêmico...
Para alguns confere sofisticação, para outros é sinal de problema na hora da limpeza. Vou logo adiantando a vocês (que não me perguntaram, eu sei rs) que não uso aqui em casa por questão de praticidade na hora da limpeza e pela quantidade de alérgicos que moram em minha casa (TODOS)... então pertenço ao grupo B (os que dizem Não). 
Mas concordo plenamente que sabendo escolher o modelo e o tamanho certo, deixam o espaço com um Q a mais. Depende muito também do que você deseja: um ar mais aconchegante... o que se consegue com o uso deles, ou mais refrescante... o que se consegue sem eles.

* O importante na hora da escolha, além do tamanho é claro, é sempre evitar os de pelos altos e escolher modelos bem fáceis de limpar, pois sabemos que vez ou outra escapa para o chão alguma comidinha ou suco no momento da refeição. 
Quem tem crianças em casa então....

As imagens mostram diferentes estilos de decoração, com e sem tapetes.
Repare bem nos detalhes, que no final tem mais umas dicas...

Veja que o tapete nesse caso não foi usado e o ambiente não deixou nada a desejar.
Daqui

Nessa sala, já optaram pelo seu uso
Daqui

Um ambiente ultra charmoso, onde o tapete também foi abolido.

.
Daqui
                   
  Aqui, embora o piso seja do tipo frio, o tapete foi usado...
Mas por ser num tom bem próximo à cor do revestimento, ficou harmônico.
Daqui

Repare no tamanho do tapete, ficou um pouquinho fora do ideal, não ficou?
 Mas sisal é boa opção para o nosso clima tropical.

Daqui


Esse espaço descolado, onde o tapete entrou e fez bonito.
preto branco e azul
Daqui


Outra sala com piso do tipo frio. Só que nesse caso, o tapete não entra em cena. 
* Decoração e Invenção *: Salas de Jantar com mesas redondas
Daqui

Nessa casa em São Paulo, o projeto inclui além do piso de madeira, um tapete para aumentar a sensação de aconchego.
Daqui
Clássica, rústica, elegante... e sem tapete.
                  Copa área Área Comer comer

Essa é daquelas onde o mínimo é o máximo... aconchegante e sem tapete...
  (Foto: reprodução)
Daqui
Num primeiro momento, olhando-se apenas a ousadia das cores, o tamanho do tapete pode passar despercebido... mas depois de espiar as dicas do final, volte a dar uma olhada nessa imagem...
Daqui
E aqui o tapete também foi abolido sob a pequena mesinha.
Daqui
                         
Agora 3 perguntinhas que Anita se fez e foi buscar resposta com os especialistas:
  1. Se o piso escolhido for do tipo frio, como porcelanato ou mármore, devo usar tapete? Nesse caso, a preferência é por Não usar tapete.
  2. Em que etapa da decoração deve acontecer a compra do tapete? Na penúltima, ele só deve ser escolhido depois que toda a decoração e posicionamento das peças estiverem totalmente definidos, deixando por último somente a compra dos objetos decorativos.
  3. E afinal, qual o tamanho ideal para evitar aquele enrosca enrosca horrível, quando se puxa a cadeira para trás? O tapete na sala de jantar, precisa avançar de 60 a 70 cm para cada lado para que as cadeiras fiquem bem posicionadas sobre ele, mesmo durante o uso.

Depois dessas dicas, queria que você observasse as salas da imagem abaixo e me dissesse em qual delas, não corremos risco do tapete embolar na cadeira na hora do uso...
 Na da Esquerda ou na da Direita?
O que você acha?

Vamos lá, participe! Sem o seu comentário não vale à pena esse blog existir...
Imagens bhg

É Sim ou Não para o uso de tapete na sala de jantar?

Você usaria numa sala de piso frio?

Compartilha sua opinião com a gente.

********











25 comentários:

  1. Olá Anita

    Eu adoro tapetes. Minha casa é cheia deles.
    Uma ótima 6º feira para vc...

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  2. Olá Anita! Cada imagem uma mais linda que a outra! Acho que um tapete faz toda diferença no ambiente. Fica bem mais aconchegante. Bjo

    www.idealizaredecorar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Anita,
    Eu não tenho porque a sala é pequena e a ponta ficaria na passagem, mas gosto, quando a cadeira é arrastada é mais agradável, fica mais quente, mas concordo totalmente que não é prático.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Acho que piso frio pede sim um lindo e aconchegante tapete...lindas imagens. js,Trícia.

    ResponderExcluir
  5. EU ADOOORO UM TAPETINHO... MAS CONFESSO QUE TENHO QUASE NENHUM POR CONTA DAS ALERGIAS DE MEU ADOLESCENTE LINDO... ÓÓÓIII, QUE DÓ!! MAS ANTES ELE QUE UM MIMO MEU...

    BJINHOSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro tapetes, mas prefiro eles na sala ou quarto, na sala de jantar acho que fica um pouco dificil de mexer com as cadeiras ou também pode derramar alguma coisa em cima do tapete... Mas mesmo assim acho lindo kkk
    Beijos
    Meu Palácio de 64m²

    ResponderExcluir
  7. Oi Anita,acho lindos os tapetes,mas sinceramente em casa com criança,o tapete na sala de jantar vira meleca rs,rs,rs!!.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Amiga
    Que post tão bem detalhado. Não gosto de tapete em sala de jantar ou almoço. Além de ser fácil de cair coisas, é um saco de limpar. Mas, confesso que adoro pequenos tapetes espalhados pela casa. Acho aconchegante, enfeita.
    bjs e grata por partilhar mais essa
    yvone

    ResponderExcluir
  9. Sou da opinião de não ter na sala de jantar, é realmente muito mais pratico na hora de limpar! Sem duvida nenhuma!
    Beijinho

    http://blog-shabby-chic.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  10. Olha, querida Anita, gostei muito deste post. Foi muito esclarecedor e tirou-me muitas dúvidas. Até hoje ñ tinha achado um bom tapete pra esse fim. Meu cantinho de jantar só possui 1,30 m e minha mesa de vidro é redonda. Difícil encontrar tapete redondo com essa metragem. Nem quadrado tem! Mas já parei de procurar! Meu piso é frio e vou seguir suas dicas. Bjks e obrigada, de novo!!!

    ResponderExcluir
  11. Olha, querida Anita, gostei muito deste post. Foi muito esclarecedor e tirou-me muitas dúvidas. Até hoje ñ tinha achado um bom tapete pra esse fim. Meu cantinho de jantar só possui 1,30 m e minha mesa de vidro é redonda. Difícil encontrar tapete redondo com essa metragem. Nem quadrado tem! Mas já parei de procurar! Meu piso é frio e vou seguir suas dicas. Bjks e obrigada, de novo!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Anita!
    Amei seu post!
    E já q vc perguntou... pra mim, sala de jantar é SEM tapete! Detesto o enrosca enrosca das cadeiras no tapete, o q sempre ocorre, mesmo deixando o tapete com a medida certa...
    Adoro o blog!
    Bjss

    ResponderExcluir
  13. Oi Anita. Obrigada pela visita no blog, viu? Seja sempre bem-vinda no meu cantinho.
    Olha, eu prefiro sala de jantar sem tapete. Já tive tapete na sala de estar, mas atualmente não tenho mais. Acho que o tapete aquece o ambiente e como aqui no Nordeste é quente praticamente o ano todo todo, prefiro sem.
    Beijos, Flor. Fique com Deus e tenha um lindo fds.

    baudaarteira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi anita se calhar voçe não me conhece, em primeiro lugar adorei o post mas prefiro sem tapete, agora passa lá no meu blog tenho uma prendinha para si se quiser.
    Beijinhos
    Alexandra Melo

    ResponderExcluir
  15. Oi Anita... eu gosto de alguns ambientes com tapetes, mas já vi alguns outros que o tapete não combinava nadinha... aqui em casa eu só tenho nas salas, na minha copa seria impossível com 3 crianças comendo como "periquitos", rsrsrs beijosss!!!

    ResponderExcluir
  16. Aqui em casa a turma é do tapete... =) A galera aqui, adora andar com os pés descalços, aí quanto mais tapete melhor!
    O da sala de jantar é bem simples, fácil fácil de passar aspirador.. uma tetéia! rs
    Beijo Beijo!
    http://tulipaselavandas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Anita querida, eu amoooooooooo tapetes, mas como tenho bichos, fica meio complicado, pois eles soltam pelos, e a limpeza fica pesada.
    Hoje em dia, acho que tem tantos pisos lindos, e que dispensam uso de tapetes.
    Por outro lado, acho que um tapete pode quebrar a frieza de um ambiente, tornando-o mais acolhedor. Que é bem o jeito que a gente gosta, né?
    Amei as imagens!
    Te desejo uma semana abençoada
    Beijossssssssssss
    Vero ♥

    ResponderExcluir
  18. Anita,
    na minha casa não funcionou, embora eu ache um charme. Mesa grande, era difícil afastar na hora da limpeza: aboli. Mas acabo de faxinar, mobiliar e decorar uma kitnet para minha filha que vai fazer faculdade... e usei uma belo tapete de tear sob a mesinha. Como ela tem poucos móveis, o tapete colorido preencheu o espaço e deu a maior cara de lar para o apezinho dela. E como é um tapete leve, ela poderá retirá-lo com facilidade na hora da limpeza.
    Abraço,
    Jussara

    ResponderExcluir
  19. Nossa Anita, acabei de ter uma aula sobre tapetes. Acho que é porque sou muito preguiçosa, então, só curto tapete, na casa alheia. rs!!!!
    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  20. Ola Anita,

    Muito legal e esclarecedor! Eu adoro tapete, tenho em quase todos os cômodos. Minha casa tem piso frio e claro, os tapetes deram um lindo colorido e ficou mais aconchegante.
    beijo

    ResponderExcluir
  21. Oi amore!
    Já usei tapetes na sala de jantar, hoje não uso mais pela praticidade de manter a casa mais limpa.
    Acho charmoso, mas não voltaria a usá-lo.

    Um beijo e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  22. oi Anita

    Lindíssimas imagens com e sem.
    Eu sou da praticidade, ja tive tapete peludo que foi muito lindo na hora da compra mais depois ficava todo baixo e feio e eu tinha que escovar pra levantar novamente. Foi duas alegrias qdo chegou e qdo saiu.
    Atualmente tenho só um na sala da frente que meu paco roeuu a ponta assim que chegou, na sala de tv tirei porque ele fica direto por aqui. Na sala de jantar acho que não usaria.
    bjo, parabéns pela linda postagem.

    ResponderExcluir
  23. Eu diria que não heheheh fica lindo é claro, mas suja e muito...e daí a beleza se vai. Beijo e linda semana pra vc!

    ResponderExcluir
  24. Não uso na sala de jantar nem em lugares onde ele posso sujar demais. Acho um charme, porém reservo o uso para lugares onde ele não vá ser muito judiado.

    Usaria em piso frio, sim. Por que não? Fica lindo!

    ResponderExcluir
  25. Adorei o seu cantinho, parabéns! Estou te seguindo... Bjinhos Rafaela Blog Organize sem frescuras!

    ResponderExcluir

O que me impulsiona a preparar cada postagem, é saber que você vai vir... vai ler... e vai comentar... Obrigada!